terça-feira, 31 de maio de 2011

UPP DO MORRO DE MANGUEIRA

Morro da Mangueira

O governo do Rio de Janeiro anunciou nesta segunda-feira que nas próximas semanas a Polícia planeja expulsar o grupo de traficantes que controla a favela da Mangueira, na zona norte da cidade.

O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) ocupará a comunidade até meados de junho, ação que será precedida por uma batida da Polícia Civil prevista para esta semana, segundo informou o governo do estado em comunicado.

A ocupação da Mangueira vai criar um "cinto de segurança" que permitirá o deslocamento de bairros turísticos como Ipanema e Copacabana até o Maracanã sem que seja necessário passar perto de favelas controladas por traficantes, segundo a nota.

A Mangueira é uma das comunidades que mais preocupa as autoridades por sua proximidade ao Maracanã, estádio que será um dos principais palcos da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.

Na última incursão policial na Mangueira, realizada há duas semanas, as autoridades apreenderam uma metralhadora, um fuzil, uma carabina e duas pistolas, além de um pequeno carregamento de maconha, mas não encontraram os líderes do grupo armado que opera na região.

Sérgio Cabral ao lado de Luizito




A ESTAÇÃO PRIMEIRA DE MANGUEIRA

Mangueira no carnaval 2007
O Morro de Mangueira famoso por sua ligação com o samba, com os grandes bambas, compositores que fizeram e ainda hoje fazem história na música e cultura desse país, ganham com esta ação do Governo do Estado do Rio de Janeiro um presente que muda a vida das pessoas, que agora com a retomada do poder público nesta comunidade tem o  direito de ir e vir assegurado, e vem mais, porque com a chega da UPP, chega também serviços fundamentais para a cidadania das pessoas.

Felicidade! Esta é a palavra para se definidir o que o mangueirense sente nesse momento, uma escola de samba que nasceu de  uma comunidade que sofre as injustiças sociais desde a abolição dos escravos, mas que lutou bravamente para se tornar a escola de samba mais popular do planeta, tem hoje a oportunidade de se ver livre do poder paralelo, da força do tráfico que mata as pessoas, da opressão, do ajuste financeiro, do controle que  de alguma forma influenciou as atitudes da escola de samba e dos seus frequentadores. Os moradores são os grande beneficiários, não conhecem ainda o que é viver em paz, sem a presença de traficantes, ainda vão descobrir o que lhes foi negado por toda uma vida: cidadania.

Este blogueiro mangueirense só tem a agradecer ao Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, ao Secretário Estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, pela iniciativa, coragem e determinação para mudar a vida das pessoas, minha posição política não é favorável ao governo que aí está, mas não posso deixar de reconher  uma atitude do poder público que de fato vai fazer as pessoas felizes. A Estação Primeira de Mangueira ganha com isso, muito mais do que alguns desavisados pensam, e acho que com a chegada da UPP chega também muita coisa boa, agente pode e deve ainda mais acreditar nesse título, tantas vezes prejudicado pela força do crime organizado.

A verde e rosa é paz, essa é a palavra de ordem, o Palácio do Samba será a partir da implantação da UPP o Palácio da PAZ, e poder ver a nossa Mangueira segura, com sua comunidade amparada pelo poder público é ver um sonho de toda uma vida realizado. Que gente guerreira, o povo de Mangueira, que gente trabalhadora e lutadora, que deseja apenas uma oportunidade da vida! Essa gente verde e rosa, esse povo amigo, sensível, sambista, torcedor, pode ter sonhos  realizados, e juntos vamos sim fazer a Estação Primeira de Mangueira  ainda mais forte, valente e vitoriosa.
Mangueira

PARABÉNS MANGUEIRA !



RAYMONDH JÚNIOR
twitter - raymondhjunior
contato - raymondhjr@hotmail.com

domingo, 29 de maio de 2011

RENASCER DE JACAREPAGUA NO GRUPO ESPECIAL

A Renascer de Jacarepaguá superou as favoritas Viradouro, Cubango e Império da Tijuca e se consagrou campeã do Grupo de Acesso do Carnaval do Rio de Janeiro de 2011, e no ano que vem, pela primeira vez em sua história, disputará com as escolas mais tradicionais da cidade o título do Grupo Especial.

Segunda escola a pisar na Sapucaí no desfile do Grupo de Acesso, a Renascer de Jacarepaguá apresentou o enredo As águas de março, do carnavalesco Edson Pereira, que contou a história do Circuito das Águas, formado por oito cidades localizadas na Serra da Mantiqueira. Apesar do tema "patrocinado", a escola não conseguiu nenhuma verba complementar para seu desfile.
 
Com fantasias leves e de fácil leitura, a escola conseguiu empolgar o público e contar boa parte do seu enredo. Um dos pontos altos na exibição foi a comissão de frente coreografada por Alice Alja. O grupo que representou os índios tupis esbanjou técnica.
 
O presidente da Renascer, Antonio Carlos Salomão, afirmou que o trabalho foi muito bem feito e que a vitória é merecida. "Este é o resultado de um bom trabalho. Só podia esperar isso. Eu e toda equipe", disse.
 
De acordo com o presidente, a escola tem 19 anos de existência e nasceu na Barra da Tijuca. Apesar de ser amigo próximo do ex-carnavalesco da escola e atual da Unidos da Tijuca - que integra o Grupo Especial -, Paulo Barros, que desfilou à frente da Renascer e foi muito aplaudido pelo público, Salomão afirma que sua agremiação buscará seu lugar ao sol independentemente disso. "Que ninguém tente tirar ele (Paulo Barros) do meu coração. Ele é meu amigo, mas a Renascer vai buscar seu espaço", falou.

E como não poderia faltar este blog selecionou alguns momentos do desfile da Renascer, para que você comece a conhecer um pouco mais dessa caçulinha, escola guerreira, que fez um bom desfile sim! Agora vamos esperar 2012, o presidente não fez nenhuma contratação, apenas reafirmou seu elenco, acreditando na força da escola para se superar, vale lembrar que em 2012 duas agremiações descem ao acesso. As fotos a seguir são do desfile 2011.

Axé! 


















sábado, 28 de maio de 2011

RAINHAS DE BATERIA DA GRANDE RIO

AS GRANDES RAINHAS DO ACADÊMICOS DO GRANDE RIO


1994 Zé Reinaldo

1995 Andrea Guerra

1996 Mônica Carvalho

1997 Monique Evans


1998 Marinara Costa

1999 Daniele Winnits

2000 Suzana Werner

2001 Mônica Carvalho

2002 Luciana Gimenez

2003 Luciana Gimenez

2004 Débora Secco


2005 Suzana Vieira

2006 Suzana Vieira

2007 Grazi Massafera

2008 Grazi Massafera

2009 Paola Oliveira

2010 Paola Oliveira

2011 Cris Vianna




FOTOS DOS ARQUIVOS DO G.R.E.S. ACADÊMICOS DO GRANDE RIO

UM CLICK INESQUECÍVEL - CARNAVAL DE 2005

Beija Flor de Nilópolis no enredo, O Vento Corta as Terras dos Pampas. Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Guarani. Sete Povos na Fé e na Dor... Sete Missões de Amor
Comissão de Carnaval, Campeã 2005
Porto da Pedra no enredo, Carnaval - Festa Profana
Carnavalesco Alexandre Louzada, 7º lugar.

Unidos do Viradouro no enredo, A Viradouro é só Sorriso
Carnavalesco Mauro Quintaes, 8º lugar.

Caprichosos de Pilares no enredo, Carnaval, Doce Ilusão - A Gente Se Vê Aqui, no Meio da Multidão! 20 Anos de Liga
Carnavalesco Chico Spinoza, 11º lugar.


Mangueira no enredo, Mangueira Energiza a Avenida. O carnaval é Pura Energia e a Energia é o Nosso Desafio
Carnavalesco Max Lopes, 6º lugar.

Salgueiro no enredo, Do Fogo que Ilumina a Vida, Salgueiro é Chama que Não se Apaga
Carnavalescos Renato Lage e Márcia Lávia, 5º lugar.

Grande Rio no enredo, Alimentar o Corpo e a Alma Faz Bem
Carnavalesco Roberto Szaniecki, 3º lugar.

Mocidade no enredo, Buon Mangiare, Mocidade! A Arte Está na Mesa
Carnavalesco Paulo Menezes, 9º lugar.

Unidos da Tijuca no enredo, Entrou Por Um Lado, Saiu Pelo Outro... Quem Quiser Que Invente Outro!
Carnavalesco Paulo Barros, 2º lugar.

Imperatriz Leopoldinense no enredo, Uma Delirante Confusão Fabulística
Carnavalesca Rosa Magalhães, 4º lugar.

Unidos de Vila Isabel no enredo, Singrando Em Mares Bravios...E Construindo o Futuro
Carnavalesco Joãosinho Trinta, 10º lugar.

Império Serrano no enredo, Um Grito Que Ecoa No Ar (Homem/Natureza O Perfeito Equilíbrio)
Carnavalesco Ilvamar Magalhães, 10º lugar.
Tradição no enredo, De Sol a Sol, De Sol a Soja - Um Negócio da China!
Carnavalesco Mário Borriello, 14º lugar. 

Portela no enredo, Nós Podemos: Oito Metas Para Mudar o Mundo
Comissão de Carnaval, 13º lugar.