sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Quadras que bombaram nesta temporada de carnaval 2013/2014

Palácio do Samba
 E como é bom ser sambista! 

Quadra de escola de samba é lugar sagrado, ou quase sempre é, algumas agremiações preferiram se distanciar de sua comunidade, seja por localização e visão administrativa, seja por qualquer outro motivo, o fato é: nossas quadras deveriam estar sempre perto de nossas escolas de samba.

E nem chegou o carnaval ainda, mas já está batendo uma saudade de cair no samba. Quadras que bombaram nesta temporada, outras nem tanto, é o teor destas mal traçadas linhas, redigidas por este humilde blogueiro.

Estação Primeira de Mangueira
Que poderia imaginar que aquele Palácio do Samba completamente abandonado pela gestão Ivo Meirelles, sem luz, sem água, banheiros destruídos, cerveja e refrigerante quentes, total desconforto, fosse voltar a ser a grande casa do samba das noites de sábado no Rio de Janeiro. Um espaço completamente reformado já no primeiro ato do presidente Chiquinho da Mangueira após sua vitória nas urnas, a casa da Estação Primeira serviu para abrigar todos aqueles que procuraram samba de verdade, gente bonita, conforto e qualidade seja no atendimento, seja nos ares. Aos pés do centenário Morro de Mangueira, o Palácio do Samba voltou a ocupar lugar de destaque no cenário do carnaval deste país.

Acadêmicos do Salgueiro
Já não é de hoje, uma das melhores quadras do Rio de Janeiro, com uma administração comprometida, o Salgueiro reúne todos os ingredientes para se divertir, ouvir samba de qualidade, e ter orgulho de mostrar a força desta escola mágica que é a Academia do Samba. Sempre lotada, sem perder o conforto, esteve mais um ano impecável e irrepreensível.

Unidos da Tijuca
Sinceramente, mesmo com todo bom espaço e ótima localização, diga-se, bem longe de suas origens na Tijuca, não consigo ver samba por lá. Às vezes, tenho a sensação de estar numa boite, ou outro lugar que não quadra de uma escola tradicional.

Beija-Flor de Nilópolis
Embora não registre o chamado "ensaio show", a quadra depois de passar por reformas consideráveis, parece estar num patamar bem melhor do que em outras temporadas, servindo para reunir sua gente apaixonada e guerreira, para ensaios e todo tipo de evento.

Vila Isabel
Lotada ou vazia, variou bastante neste 2013/2014, mas sempre com a força da comunidade e a ancestralidade de Noel Rosa, que parece pairar nos ares de Vila Isabel. Um bom lugar sim para o samba!

Portela
A quadra que começou esta temporada meio destoada de sua história, um pouco quanto vazia, e até "estranha", ao longo dos dias voltou a ser a Portela de sempre, agradável, de samba, confortável, tudo o que é necessário para se viver bons momentos na região de Oswaldo Cruz e Madureira.

Grande Rio
Confesso não ser frequentador da quadra, ao menos não com tanta frequência, mas parece ser ainda o que tem sido nos últimos anos, um bom espaço, porém sem a magia real do samba.

Mocidade Independente de Padre Miguel
Aproximou o povo de sua quadra, levou grandes nomes do carnaval à Padre Miguel, além de co-irmãs par abrilhantarem seu espetáculo e cumpriu com a missão de um quadra de escola de samba.

União da Ilha
Mesmo com bom espaço, totalmente reformada há pouco tempo, ainda não atrai tanta gente como pode atrair. Passou despercebida.

Imperatriz Leopoldinense
Casa cheia aos domingos, e o torcedor voltou a frequentar sua escola de samba. Confesso não achar um dos lugares mais preparados para receber o povo do samba, falta uma melhor estrutura, mas segue servindo  ao povo de Ramos.

São Clemente
Boa localização, animada, pouca estrutura, é isso!

Império da Tijuca
Não estive na quadra, portanto seria leviano tecer qualquer tipo de comentário, mas que o povo gostou, isso gostou de ver o "chão tremer" na Império da Tijuca.

Talvez, a repetição das palavras escola, samba, qualidade, conforto, tenho perturbado um pouco a leitura, mas não dá para falar deste assunto sem citar, insistentemente esses temas. E que venha o carnaval!

Vamos com Fé!

Quadra do Salgueiro



Nenhum comentário:

Postar um comentário