quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Votar numa presidenta que represente o samba!

Coração Valente
Está chegando a hora de cada brasileiro refletir no futuro que  deseja para o país nos próximos quatro anos, e nessa análise, é claro que cada um vai se posicionar dentro do seu quadrado de idéias e conceitos, entretanto, para além de nossas divergências e/ou identidades políticas, é chegada a hora de pautar em que campo democrático vamos nos posicionar.

E nesse campo das idéias, o samba, perseguido e marginalizado pela direita, exilado nos anos de chumbo durante a Ditadura Militar, oprimido pelo regime conservador que governou esse país com mãos de ferro, num tempo em que as liberdades foram suspensas e restritas, e que escola de samba tinha de ter enredo censurado e confiscado pelo Governo, não se pode admitir que depois de tanta luta  vamos entregar nossas conquistas à um presidente fascista, ditador, aventureiro e oportunista.

Este espaço nunca antes fora utilizado, em defesa de qualquer evidência partidária, embora não faça questão alguma de esconder todo respeito, admiração e militância sempre no campo de uma política de esquerda, que seja progressista, libertária e difusa aos direitos humanos, minhas posições, diferente de muita gente que anda por aí, sempre foram muito claras e concretas as minhas posturas diante de qualquer tema gostem ou desgostem, não dá para se construir conceitos em cima do muro, foi assim que meus pais me ensinaram.

Muito longe de suas origens começa a se desmascarar toda arte aventureira e quase que ordinária da candidata que em três anos passou por três partidos políticos e agora quer pregar uma nova política, utiliza uma jato em sua campanha identificado como financiado por uso de Caixa 2, com seu marido sendo indiciado por desvio de dinheiro público, que escreveu seu Programa de Governo à lápis, onde ao sabor da opinião dos conservadores vai trocando e voltando atrás de seus compromissos, como o fez quando num dia se posicionou à favor da Criminalização da Homofobia e do Casamento Gay, e após 4 twitter de um certo pastor chamado Silas Malafaia criticando sua postura retrocedeu, rasgando a página, alguém que deseja a independência do Banco Central para favorecer os banqueiros desse país e promover o arrocho salarial, a revisão dos Direitos Trabalhistas, a redução da exploração do Pré-Sal, e tantas conquistas do povo brasileiro.

Ao se comparar a posição de cada candidato nestas eleições, o povo do samba, ao qual me enquadro perfeita e apaixonadamente,  não consegue aceitar e ligar seu voto a uma candidata que declarou pautar suas decisões na Bíblia, com todo respeitos às religiões de matriz cristã, vivemos num país Laico, onde não se pode admitir a possibilidade de se misturar política com religião. Num suposto governo liderado por uma presidente conservadora e autoritária, manipulada pelas Igrejas Evangélicas, onde ficariam os recursos para o carnaval brasileiro? Teríamos espaço, incentivos e liberdade para desenvolvermos enredos de matriz africana, da fé que não seja cristã, de temas que não sejam aceitos pelos fundamentalistas? Ou teríamos as amarras em volta das escolas que são de samba?
Embora todo discurso oportunista se faça neste momento, é preciso lembrar que sempre fomos vistos como “festa do diabo” ou termologias bem parecidas envolvidas com o preconceito e retrocesso de todas as nossas conquistas em defesa do samba.

Esta eleição será marcada não apenas por se gostar ou não de um partido, mas por se garantir direitos conquistados, que neste momento estão em risco pela candidatura de Marina Silva e sua trupe fundamentalista.

Pensando na cultura, na diversidade das idéias, artistas se reuniram no Rio de Janeiro neste setembro de ideias, para assinarem um manifesto em apoio à presidenta Dilma Rousseff,  que definiu muito bem sua posição à favor da Cultura e diversidade cultura deste país, gente ligada ao samba em sua grande maioria,  artistas e intelectuais expressivos estão nesta luta, como é o caso de: Alcione, Beth Carvalho, Antonio Pitanga, Chico Buarque, Chico César, Leci Brandão, Leonardo Boff, Luís Fernando Veríssimo, Luís Nassif, Nelson Sargento, Noca da Portela, Osmar Prado, Ângela Vieira, Paulo Betti, Rildo Hora, Saturnino Braga, Tonico Pereira, Zezé Motta e tantos outros grandes brasileiros, confira na íntegra o documento que também está disponível para adesão no site www.dilma.com.br e assine também o Manifesto.


MANIFESTOS DE ARTISTAS E INTELECTUAIS:

A PRIMAVERA DOS DIREITOS DE TODOS: 
GANHAR PARA AVANÇAR

Os brasileiros decidem agora se o caminho em que o país está desde 2003 é positivo e deve ser mantido, melhorado e aprofundado, ou se devemos voltar ao Brasil de antes - o do desemprego, da entrega, da pobreza e da humilhação.
Nós consideramos que nunca o Brasil havia vivido um processo tão profundo e prolongado de mudança e de justiça social, reconhecendo e assegurando os direitos daqueles que sempre foram abandonados. Consideramos que é essencial assegurar as transformações que ocorreram e ocorrem no país, e que devem ser consolidadas e aprofundadas. Só assim o Brasil será de verdade um país internacionalmente soberano, menos injusto, menos desigual, mais solidário.
Abandonar esse caminho para retomar fórmulas econômicas que protegem os privilegiados de sempre seria um enorme retrocesso. O brasileiro já pagou um preço demasiado para beneficiar os especuladores e os gananciosos. Não se pode admitir voltar atrás e eliminar os programas sociais, tirar do Estado sua responsabilidade básica e fundamental.
O Brasil precisa, sim, de mudanças, como as próprias manifestações de rua do ano passado revelaram. Precisa, sem dúvida, reformular as suas políticas de segurança pública e de mobilidade urbana. Precisa aprofundar as transformações na educação e na saúde públicas, na agricultura, consolidando com ousadia as políticas de cultura, meio ambiente, ciência e tecnologia, e combatendo, sem trégua, todas as discriminações.
O Brasil precisa urgentemente de uma reforma política. Mas precisa mudar avançando e não recuando. Necessita fortalecer e não enfraquecer o combate às desigualdades. O caminho iniciado por Lula e continuado por Dilma é o da primavera de todos os brasileiros. Por isso apoiamos Dilma Rousseff.


sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Nego é o novo intérprete da Imperatriz Leopoldinense

Nego
Considerado um dos maiores intérpretes da Era Sambódromo, Nego é o segundo maior vencedor de Estandarte de Ouro na categoria de melhor intérprete com cinco troféus, ficando atrás apenas de Jamelão. Irmão de Neguinho da Beija-Flor, Nego iniciou sua carreira de intérprete oficial na Arranco do Engenho de Dentro em 1986 e passou por grandes escolas como Unidos da Tijuca, Grande Rio, Império Serrano, Viradouro e Acadêmicos do Cubango além de cantar no carnaval de São Paulo e de outras cidades.
Em 2015 a Imperatriz Leopoldinense será a quinta escola de samba a desfilar na segunda-feira de carnaval e levará para a Sapucaí o enredo AXÉ NKENDA! Um ritual de liberdade. “E que a voz da igualdade seja sempre a nossa voz” .


Em tempo, a Imperatriz precisava de um intérprete antes de tudo, responsável e comprometido com seu trabalho. A escola virá com um enredo regado de força e magia, a voz potente e reconhecida de Nego trará este resgate para a comunidade de Ramos, toda energia que será necessária para se levar um enredo que não é somente afro, mas de cunho político na luta e reconhecimento dos direitos de uma raça, chama negra.

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Ensaios Técnicos na Sapucaí 2015

Ensaios Técnicos
Divulgada as datas para os ensaios técnicos na Sapucaí, a LIESA espera em 2015 superar o público recorde de 2014, quando a avenida viu passar Mocidade, União da Ilha e Estação Primeira de Mangueira.

A despeito de boatos, a entrada continua gratuita!